Casarões

Solar São Luís 

Considerado o maior prédio de azulejos do país, em estilo colonial, construído no 3º quartel do século XIX, tem três pisos, com duas fachadas revestidas de azulejos portugueses, nas cores azul e branca, e beiral em telha de faiança, apresenta ainda a base dos cunhais em cantaria.

Em 1969 violento incêndio destruiu completamente seu interior. Em 1976, foi adquirido pela Caixa Econômica Federal que, após restauração, ali instalou uma de suas agências.


Casa Nobre de Ana Jansen

Ana Jansen nasceu em São Luís, no Maranhão, em 1787. Teve 11 filhos, o primeiro, antes do casamento com o Coronel Isidoro Rodrigues Pereira, um dos homens mais ricos daqueles tempos, com quem teve seis filhos. Após a morte do coronel, em "estado de viúva", teve mais quatro filhos. Voltou a casar de novo, desta vez com o comerciante Antônio Xavier da Silva Leite, com o qual não teve nenhum filhoDurante sua vida, Ana Jansen sofreu muitas calúnias, intrigas e difamações. Chamavam-na de prepotente, bisonha e analfabeta. Entretanto, chegou a exercer uma poderosa influência nas lutas políticas e na vida administrativa da província: comprava patentes e títulos de nobreza; indicava e elegia políticos; escolhia e demitia funcionários públicos; removia e derrubava magistrados. Apesar de todo o seu poder, sofreu também muitas derrotas. Uma delas foi quando requereu do Imperador D. Pedro II, o título de "Baronesa de SantoAntonio", que lhe foi negado.

Ana Jansen faleceu em 1869, aos 82 anos de idade. Determinou em seu testamento a partilha de todos os seu bens avaliados em 128:169:000 (cento e vinte e oito e cento e sessenta e nove mil réis). Ao falecer, dividiria entre seus filhos, netos e bisnetos.A viúva deixou também grande fortuna em imóveis, entre eles a casa nobre, situada na rua Rio Branco, nº 80.


Casarão da Rua Portugal

 


Localizado na rua Portugal, na Praia Grande, caracteriza-se por ser o prédio com a maior fachada conservada de azulejos portugueses, abriga atualmente a Secretaria de Culrtura do Estado do Maranhão