Fontes

Fonte do Ribeirão

 A Fonte do Ribeirão é um exemplar valioso da arquitetura da época colonial. Foi construída em 1796 pelo governador Dom Fernando Antônio de Noronha. Localizada em um amplo pátio, recoberto de pedras de cantaria e cercado por dois paredões, a Fonte do Ribeirão é ornamentada com um frontão decorado com símbolos religiosos que estão apoiados em duas pilastras laterais.

A água sai de cinco carrancas de pedra com biqueiras de bronze, que estão fixadas na parede. Depois de cair em um tanque, o excesso d'água é escoado para a antiga Praia do Caju. O mais interessante a respeito da fonte são as galerias subterrâneas, que formam um verdadeiro labirinto. Em séculos anteriores, eram canais de ligação entre as igrejas construídas pelos jesuítas na cidade.

Há uma lenda que conta que dentro da fonte existe uma serpente que destruirá São Luís no dia em que a cabeça encontrar a cauda. A Fonte do Ribeirão está situada entre as ruas dos Afogados e das Barrocas. Desde 1950 é tombada pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.  

Fonte das Pedras 

A Fonte das Pedras é uma fonte d'água localizada no centro de São Luís. Fica situada à frente da rua de São João e aos seus lados estão as ruas do Mocambo e da Inveja.

Construída por volta de 1615 no local onde Jerônimo de Albuquerque, na campanha pela expulsão dos franceses, teria acampado com suas tropas,

Ampla, arborizada e cercada de muros é referência da região onde está localizada, sendo procurada por visitantes e ludovicenses para um descanso debaixo das frondosas árvores da cidade.


Fonte do Bispo

A Fonte do Bispo era formada por dois poços e sua denominação se deveu a um incidente havido entre o bispo dom Frei Timóteo do Sacramento e o governador do Pará, representado na pessoa do ouvidor geral Mateus Dias da Costa. Na época, foi decretada prisão domiciliar para o bispo, em seu palácio, e este, sem poder receber visitas e renovar os meios de sobrevivência alimentar, rompeu o cerco e, de vasilha em punho, foi apanhar água nessa fonte existente próxima à sua residência. Deu-se então o nome de Fonte do Bispo a essa nascente, que fora construída em pedra jacaré e tinha sua porta revestida de cantaria..